Ir para o conteúdo principal
Peixe e Marisco da Noruega

Bacalhau - espécie

A Noruega não seria o país que é hoje se não fosse por um peixe em particular: tudo começou com o bacalhau. O bacalhau proveniente deste país é versátil, saudável e uma escolha de confiança para toda família. É pescado de forma sustentável nas águas frias e límpidas norueguesas.

Informação nutricional

O bacalhau é provavelmente a proteína mais saudável e magra que pode comer. É rico em proteínas, vitamina A, D e B12, selénio, antioxidantes e ómega-3. Uma porção de bacalhau ao jantar cobre as suas necessidades diárias de ómega-3.

Faixa de captura

Bacalhau costeiro - fiordes e áreas costeiras Bacalhau do Ártico norueguês - área de alimentação no Mar de Barents, área de desova de Finnmark a Stad, com a zona de desova mais importante nas Ilhas Lofoten. Bacalhau de viveiro - cresce em reservatórios no mar ao longo da costa norueguesa.

Temporada

O bacalhau destas águas está na época durante todo o ano.

O bacalhau do Atlântico é um peixe branco da família dos bacalhaus. Este bacalhau desenvolve-se em águas mais frias do que outras espécies de bacalhau, como o bacalhau do Pacífico. O maior stock de bacalhau está nas águas fora da costa norueguesa, no Oceano Atlântico. Isto fez com que a Noruega e os noruegueses se tornassem peritos na pesca, bem como na gestão do oceano e tivessem um sistema rigoroso e bem adaptado para manter e cuidar dos stocks de bacalhau.
 
Dentro do bacalhau do Atlântico, há vários tipos diferentes de bacalhau selvagem nas nossas águas. O bacalhau costeiro é mais estacionário e passa toda a sua vida em águas pouco profundas ao longo da costa. O bacalhau do Ártico norueguês, também chamado de skrei, vive no extremo norte do Mar de Barents e nada longas distâncias até à costa norueguesa para desovar todos os invernos. Isto torna o skrei grande, magro e musculado. Na Noruega também há produtores de bacalhau de viveiro ao longo da costa.
O bacalhau do Atlântico norueguês explica o grande número de pessoas a viver na costa, tendo-se tornado num alimento saboroso e numa mercadoria comercial. Há onze mil anos, os primeiros colonizadores chegaram à costa norueguesa. Estavam à procura de boa pesca e agora podemos dizer com segurança que encontraram o que estavam à procura. Uma espécie em particular, o bacalhau, era muito abundante e tornou-se no recurso mais importante dos pescadores noruegueses desde então.
 
O bacalhau é um peixe que está bem presente nas nossas mesas. A sua carne tem um sabor suave, cor branca e pode ser combinada com muitas especiarias e diferentes acompanhamentos. O bacalhau é muito versátil e pode ser grelhado, assado, cozido ou comido cru em sushi. Além disso, o bacalhau contém um grande número de nutrientes importantes. Além de ácidos gordos em ómega-3, vitaminas e proteínas, o bacalhau é ainda rico em iodo.