Alabote do Atlântico
O alabote do Atlântico norueguês sempre foi um produto muito procurado e exclusivo. Não só por ser uma criatura do mar magnífica, mas também pela sua carne saborosa e branca como a neve, suculenta e firme.
O alabote do Atlântico é rico em proteínas, vitamina A, D e B12, selénio, iodo e ferro, e ácidos gordos insaturados.
Ao longo de toda a costa norueguesa. O alabote jovem encontra-se perto da costa e o alabote mais velho encontra-se tanto nos fiordes como no mar.
O alabote do Atlântico de viveiro está na época durante todo o ano. A pesca do alabote é realizada durante todo o ano, exceto durante a época de desova, de 20 de dezembro a 31 de março.
Na Noruega, o alabote pesca-se ao longo de todo a costa e nos fiordes, exceto durante a época de desova, de 20 de dezembro a 31 de março. Durante este período, é completamente proibido pescar alabotes, de forma a preservar o stock. A pesca é bastante regulada, mas não está sujeita a quotas. Embora o alabote do Atlântico tenha estado anteriormente em perigo de extinção, neste momento o stock é considerado forte e abundante. Também há um pequeno número de empresas que tem viveiros de alabotes na Noruega.
Na Noruega, é tradição servir alabote em ocasiões especiais, como feriados e casamentos. O alabote do Atlântico é rico em proteínas, vitamina D, vitamina B12 e selénio. Tem ossos largos, mas fáceis de remover. É extremamente versátil na cozinha, podendo ser cozido, cozido a vapor, grelhado, frito ou assado. Até a pele é saborosa e também muito saudável!
Como comprar
Quando for comprar Alabote do Atlântico, procure pelo logo Seafood from Norway ou pergunte aos colaboradores da peixaria qual é o peixe e marisco da Noruega.