A importância de uma presença física
A agência governamental que trabalha mais de perto com a Guarda Costeira é a Direção das Pescas da Noruega. Em conjunto, trabalham ativamente para garantir que o modelo ambiental norueguês é preservado tanto no mar como em terra. Do ponto de vista prático, tal inclui assegurar práticas comerciais justas, o bem-estar dos peixes, a sustentabilidade, a segurança alimentar e a qualidade – todos eles importantes ideais noruegueses.
Stein-Åge Johnsen, Chefe de Secção na Direção das Pescas da Noruega, explica o contexto histórico que levou ao estabelecimento de uma "polícia do peixe". "A Guarda Costeira, tal como a conhecemos hoje, foi estabelecida há 42 anos como consequência de a Noruega ter expandido a sua área marinha para uma zona económica de 200 milhas marítimas. A principal responsabilidade era, e é, impor a soberania e as regulamentações norueguesas nesta zona, mas, entretanto, foram surgindo várias tarefas sociais importantes."
Stein-Åge só tem elogios a fazer à cooperação entre a Guarda Costeira e a Direção das Pescas da Noruega. "Colaborámos numa série de projetos bem-sucedidos", explica, felicitando a abordagem prática da Guarda Costeira norueguesa à forma como efetua o controlo no mar.