Conheça os Chefs Certificados pela WSSI/ AJSA em 2015

Conheça os Chefs Certificados pela WSSI/ AJSA em 2015

Conheça os Chefs Certificados pela WSSI/ AJSA em 201

Chef William Santos
Vencedor do Global Sushi Challenge Portugal

Organizado, meticuloso e dinâmico, nasceu no Brasil, contando com mais de 12 anos de experiência na arte de preparar o melhor sushi. Apaixonado pela cultura japonesa, são já vários os restaurantes de sushi de renome onde trabalhou. A sua técnica aliada à criatividade na utilização de ingredientes e um estilo muito próprio na apresentação do sushi, demonstram o espírito inovador a que já nos habituou.

 

Antonio Muniz, Ritz Bar Four Seasons – Lisboa

O Chef Antonio é o Sushiman principal do Ritz Four Seasons Hotel Lisboa. A sua carreira começou num pequeno restaurante de Cascais, onde descobriu a paixão pela cozinha japonesa. Trabalhando com sushi de fusão, ele especializou-se na combinação de sabores orientais e ocidentais, o que o levou a juntar-se, dois anos depois, à equipa do Aya, uma das maiores referência de sushi em Portugal, onde aprofundou o seu conhecimento e aperfeiçoou a arte que hoje pratica no Ritz Four Seasons Hotel Lisboa.

 

Bruno Oliveira, Estado Líquido – Lisboa

Nascido no Brasil, Bruno Oliveira conta já com alguns anos de experiência na arte de preparar sushi. Desde 2014 em Portugal, cedo se destacou pela escolha de ingredientes frescos e combinações variadas na confecção dos seus pratos. De alguns restaurantes de renome onde trabalhou, destaca o Sushi Café e o Yakuza by Olivier, ambos em Lisboa. Actualmente é sushiman no Restaurante Estado Líquido, onde os seus menus são inovadores e apresentados de formas diferentes, trabalhando todos os dias para surpreender os verdadeiros amantes de sushi.

 

Daniel Rente, SushiCafé – Lisboa

Daniel Rente é chef do Grupo SushiCafé desde 2007. Responsável pelas escolhas gastronómicas dos restaurantes do grupo, faz ainda consultoria da gastronomia oriental ao Este Oeste. Com o curso profissional de cozinha e pastelaria da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), seguido de um bacharelato em cozinha e produção alimentar (ESHTE), estagiou em locais como Hotel Novotel Lisboa, Westin Osaka Japão e Hotel Caesar Park Penha Longa. Colaborou com o Hotel Ritz Lisboa e o Potel & Chabot Caterings, tendo ainda dado aulas de cozinha no El Corte Inglés. Foi chefe de cozinha no Restaurante Tsuru da Quinta do Lago e cozinheiro de 1ª no Restaurante Bica do Sapato.

 

David Neto, Sushi p`ra ti! – Cantanhede

Formado na escola da Everything About Sushi, cedo adquiriu o gosto pela cozinha, influenciado pela avó, cozinheira profissional durante toda a vida e pela mãe, excelente cozinheira e que lhe ensinou que a comida deve sempre ter um bom toque de sabor e apresentação. O sabor do arroz avinagrado combinado com o dos melhores ingredientes, fizeram despertar o interesse pela cozinha japonesa e a vontade de aprender mais sobre a arte de preparar sushi, apostando na formação em Portugal e no Japão. Em 2014 abre o seu restaurante pondo em prática as suas ideias, respeitando sempre a tradição da arte culinária japonesa.

 

José Jailton Oliveira Santos, KOBE steak & sushi restaurant – Óbidos

Dinâmico e com uma vivacidade contagiante, José Jailton Santos nasceu no Brasil e desde cedo contactou com a cultura japonesa, tendo vivido desde os 12 anos com uma família japonesa, proprietária de um restaurante, onde teve formação em culinária japonesa.

Com uma vasta experiência como sushiman, José Jailton Santos tem-se destacado pelo espírito criativo e pela harmoniosa combinação de sabores locais e orientais nas experiências gastronómicas que oferece.

 

Luis Barradas, Sea me – Lisboa

Setubalense de gema cedo ganha o gosto pela cozinha. Depois de uma temporada no Algarve, onde teve o seu primeiro contacto profissional com a cozinha, parte para Londres onde tira um curso no Westminster College e dá os primeiros passos na cozinha japonesa no restaurante Suntory. Segue depois para Marrocos onde abre os 2 primeiros restaurantes japoneses em Rabat e Casablanca. Regressa a Portugal e integra a equipa do Assuka, sendo mais tarde convidado para dirigir comercialmente a Cominport, uma multinacional fornecedora de produtos japoneses.

 

Luis Cardoso, Cosy – Braga

Estudou na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril e começou por trabalhar no Restaurante Assuka, onde teve início a sua paixão pela cozinha japonesa. Sempre à procura de novos desafios, Luís Cardoso diz-se um eterno insatisfeito tendo por isso passado mais tarde pela cozinha do restaurante AYA, chefiado pelo mestre Takashi Yoshitake, com mais de 35 anos de experiência, com quem diz ter aprendido praticamente tudo o que sabe. Hoje em dia podemos encontrá-lo no Restaurante Cosy em Braga, onde põe em prática todos os truques e técnicas que aprendeu na arte de preparar o melhor sushi.

 

Pedro Almeida, Midori Penha Longa – Sintra

Sempre à procura de novos desafios, desde muito cedo que para Pedro Almeida a arte da culinária é uma paixão. Contando com mais de 10 anos de experiência, aprendeu e começou com os melhores, mas só mais tarde surge o gosto pela cozinha japonesa. Criativo e um comunicador nato, para este Chef a disciplina, persistência e a atenção ao detalhe, são aspectos determinantes na arte de preparar o melhor sushi, procurando partilhá-los diariamente com a sua equipa na cozinha do restaurante Midori, no Penha Longa Resort.

 

Rui Santos, Wasabi Sushi Bar – Lisboa

Rui Santos é formado em gestão, mas desde cedo adquiriu o gosto pela cozinha, inspirado pela mãe e pelas avós. Depois de exercer gestão de empresas, decide mudar de vida e aposta numa carreira de cozinha. Após uma primeira experiência ligada à cozinha tradicional portuguesa, aceita o convite de um conceituado restaurante de cozinha japonesa e inicia-se na arte de preparar o melhor sushi no restaurante Kook em Santarém, passando depois por uma empresa de catering de cozinha japonesa, a U.Sushi. Passou por restaurantes em Tróia e Lisboa, onde se dedicou a preparar sushi para entrega ao domicílio. Chefia atualmente a cozinha do Restaurante Wasabi em Campo de Ourique.

 

Stoyan Stoyanov, Sushi Prime – Carcavelos

Dinâmico e inovador, Stoyan Stoyanov nasceu na Bulgária, onde despertou a sua paixão pela culinária. A sua vasta experiência permite-lhe arriscar e usar técnicas de excelência na preparação do melhor sushi. Os seus menus estão recheados de iguarias japonesas que fazem as delícias dos apreciadores desta gastronomia. Podemos vê-lo e saborear as suas sugestões com vista para o mar no restaurante Sushi Prime em Carcavelos.

Anna Lins, Umai – Lisboa
Bernardo Nabais, Este Oeste – Lisboa
Bruno Gomes, Nood – Lisboa
Bruno Prazeres, SushiCafé – Lisboa
Henrique Macedo, Arigato Sushi – Lisboa
José Barreto Ferreira, Sushi Santos – Lisboa
Paulo Morais, Umai – Lisboa
Suman Adhikari, Bonsai – Fontana Park Hotel – Lisboa