William Santos é o vencedor

William Santos é o vencedor

Global Sushi Challenge - Portugal

Em Portugal os três dias do grande desafio do Global Sushi Challenge (2 de seminário profissional e 1 de competição), combinaram o melhor de dois mundos: a tradição japonesa de sushi e o Salmão fresco da Noruega como ingrediente principal na sua confecção.

Em Portugal os três dias do grande desafio do Global Sushi Challenge (2 de seminário profissional e 1 de competição), combinaram o melhor de dois mundos: a tradição japonesa de sushi e o Salmão fresco da Noruega como ingrediente principal na sua confecção.

Ao longo de três dias foi visível o entusiasmo dos participantes por fazerem parte desta iniciativa global promovida pela NSC (Conselho Norueguês da Pesca) em parceria com o WSSI (World Sushi Skills Institute) e partilharem a paixão e a experiência de saber preparar o melhor sushi com o Mestre Hirotoshi Ogawa, director geral da All Japan Sushi Association, assistido ainda por Kazuo Mizuno.

Ao participarem neste seminário, composto por uma parte teórica e uma prática, com a realização de um teste final para avaliação dos conhecimentos adquiridos, 19 chefs garantiram um certificado internacional em competência em sushi que lhes dará mais ferramentas para trabalharem e divulgarem a cozinha japonesa em Portugal, garantindo assim a preparação de sushi de qualidade e de acordo com as principais regras de higiene.

Os chefs que obtiveram o certificado após o seminário foram:

Anna Lins, Umai – Lisboa
Antonio Muniz, Ritz Bar Four Seasons – Lisboa
Bernardo Nabais, Este Oeste – Lisboa
Bruno Gomes, Nood – Lisboa
Bruno Oliveira, Estado Líquido – Lisboa
Bruno Prazeres, SushiCafé – Lisboa
Clayton Lima, Arigato Sushi – Lisboa
Daniel Rente, SushiCafé – Lisboa
David Neto, Sushi p`ra ti! – Cantanhede
José Barreto Ferreira, Sushi Santos – Lisboa
José Jailton Oliveira Santos, KOBE steak & sushi restaurant – Óbidos
Luis Barradas, Sea me – Lisboa
Luis Cardoso, Cosy – Braga
Paulo Morais, Umai – Lisboa
Pedro Almeida, Midori Penha Longa – Sintra
Rui Santos, Wasabi Sushi Bar – Lisboa
Suman Adhikari, Bonsai – Fontana Park Hotel – Lisboa
Stoyan Stoyanov, Sushi Prime – Carcavelos
William Santos, Quarentae4 – Matosinhos

No que respeita à competição, o vencedor do desafio preliminar foi William Santos do Quarentae4 em Matosinhos. Como grande vencedor irá representar Portugal na grande final mundial em Tóquio no próximo dia 25 de Novembro. Organizado, meticuloso e dinâmico, William demonstrou que a técnica adquirida ao longo de 12 anos de experiência, aliada à criatividade na combinação de ingredientes e o estilo apresentado na apresentação do prato, contribui para que seja inovador na arte de preparar o melhor sushi.

O segundo e terceiro lugares do desafio foram para Pedro Almeida do Midori Penha Longa em Sintra e José Jailton Santos do restaurante KOBE steak & sushi restaurante em Óbidos.

Parabéns aos vencedores e boa sorte a William Santos que para nós é já um vencedor!