Final Global Sushi Challenge

Final Global Sushi Challenge

Chef japonês ganhou a final mundial do Global Sushi Challenge

William Santos, representante de Portugal, feliz com a experiência

Jun Jibiki, com 27 anos de experiência como sushi chef, foi o vencedor da primeira edição do Global Sushi Challenge, decorrida no passado dia 25 de Novembro em Tóquio. 

Apesar da sua longa experiência, Jun Jibiki confessou que sentiu a pressão da elevada qualidade e criatividade dos outros participantes e depois de ter visto como trabalhavam os finalistas de outros países percebeu que têm uma visão compartilhada sobre o sushi. Quando questionado sobre o futuro do sushi no mundo, para Jun existem ainda infinitas possibilidades de sushi, havendo reinos desconhecidos que irão surgir. 

Em segundo lugar ficou Damien Tan Rei Meng de Singapura e em terceiro Takatoshi Toshi que representou os EUA.

William Santos, o representante de Portugal, vibrou com a competição, apesar de não ter ficado em lugar de pódio. Para William a experiência na final em Tóquio foi enriquecedora, ajudando-o a evoluir ainda mais na arte de preparar o melhor sushi.

A primeira final mundial do Global Sushi Challenge (GSC) decorreu no Tokyo Marriott Hotel. Os 14 vencedores das competições nacionais, realizadas entre maio e outubro 2015, apresentaram-se em duas voltas no mesmo formato que as competições nacionais: um "Edomae Sushi" para avaliar competências básicas para fazer sushi, e um "Original Sushi" para avaliar a criatividade.