E o 25º Chef Cozinheiro do Ano é...

E o 25º Chef Cozinheiro do Ano é...

António Loureiro, chef do Meliá Braga Hotel & Spa.

O Chefe Cozinheiro do Ano (CCA) é o maior concurso nacional de cozinha para profissionais, realizando em 2014 a sua vigésima quinta edição.

Mais uma vez a Norge e o Bacalhau da Noruega foram patrocinadores principais do evento, ao lado da Makro e da Mistolin, que em conjunto com as edições do Gosto voltaram a desafiar os chefes a renovar receitas com Bacalhau da Noruega, num concurso que já premiou alguns nomes bem conhecidos da nossa praça como Herique Sá Pessoa, Luís Américo ou Fausto Airoldi, o primeiro Chefe Cozinheiro do Ano em Portugal. A Final Nacional teve lugar no passado dia 20 de Novembro, na FIL.

O objectivo do Concurso é o apuramento do Chefe Cozinheiro do Ano, a par da valorização profissional dos cozinheiros em Portugal. Os destinatários são todos os profissionais de cozinha residentes em Portugal, com mais de 25 anos OU mais de cinco anos de experiência profissional comprovada. 

Cada concorrente enviou um menu composto por: entrada, prato de peixe (Bacalhau da Noruega), prato de carne e sobremesa.

"Bacalhau negro" foi um dos pratos preparados pelo chef António Loureiro do Meliá Braga Hotel & Spa que conquistou os júri presidido por Nuno Mendes, chef do restaurante Chiltern Firehouse, em Londres.

O júri foi composto por: 

Presidente: Nuno Mendes 
Director Técnico: António Bóia 

Regional Norte/Centro
António Bóia
Luís Américo
Albano Lourenço
Orlando Esteves 

Regional Lisboa
António Bóia
Henrique Sá Pessoa
Bertílio Gomes 

Regional Sul/Ilhas
Orlando Esteves
Leonel Pereira
Henrique Leandro  

Final Nacional
Nuno Mendes
João Rodrigues
Henrique Sá Pessoa
Leonel Pereira
Nuno Diniz
Orlando Esteves
Helmut Ziebell
André Saraiva – júri higiene Mistolin