Bacalhau 500 milhões já partiu da Noruega rumo a Lisboa

Bacalhau 500 milhões já partiu da Noruega rumo a Lisboa

A chegada ao nosso país acontece a 22 de julho, a bordo do navio Statsraad Lehmkul.

Na passada quinta-feira, a cidade norueguesa de Bergen foi palco do momento simbólico em que o bacalhau 500 milhões embarcou a bordo do histórico navio Statsraad Lehmkul, com destino a Lisboa. A embarcação estará ancorada nas águas do Tejo por ocasião do maior evento náutico a passar por Portugal este ano: as Tall Ship Races, que traz à capital os maiores veleiros do mundo. O Statsraad Lehmkul chega a Lisboa no dia 22 de Julho, capitaneado por Marcus A. Seidl.

Desde o século XV que o bacalhau faz parte da gastronomia portuguesa, tendo-se tornado um dos ingredientes mais apreciados e tradicionais nas nossas mesas e um elo de ligação incontornável nas relações comerciais com a Noruega.

O Conselho Norueguês da Pesca (Norge) tem registos relativos ao bacalhau exportado para Portugal desde 1830. Nesse ano, o nosso país importou cerca de 8 mil toneladas de bacalhau oriundo das águas gélidas e cristalinas da Noruega.

Os registos foram interrompidos durante a II Guerra Mundial, tendo sido retomados no final do conflito, em 1946. É com base nestes dados que a Norge contabiliza a exportação de 508.399.822 bacalhaus para Portugal.

Só no ano passado, estima-se que cada português tenha consumido uma média de 2,4kg de bacalhau. A relação entre Portugal e a Noruega, está para durar.

Pode seguir o percurso do Statsraad Lehmkul aqui

Toda a informação sobre as Tall Ship Races, aqui

Na foto: à direita, Kristine Øvrebø, da National Chef Organization. À esquerda, o Capitão do Statsraad Lehmkuhl, Marcus A. Seidl.