45 Minutos, um Skrei e faz-se Fest

45 Minutos, um Skrei e faz-se Fest

A época do Skrei está de volta e começou com uma competição

Desafiámos cinco chefs juntamente com 5 peixeiras dos mercados tradicionais para mostrar como é possível preparar um delicioso prato de Skrei em menos de 45 minutos. Este foi o evento que marcou a abertura da época do Skrei este ano. Foi no Mercado da Ribeira, na Academia Time Out que as equipas mostraram como desmanchar e confeccionar Skrei.

Chef Justa Nobre (O Nobre) & Açucena Veloso (Mercado 31 Janeiro)

Chef Hugo Nascimento (Peixaria da Esquina) & Teresa Cruz (Mercado de Alvalade)

Chef André Magalhães (Taberna da Rua das Flores) & Rosa Cunha (Mercado da Ribeira)

Chef Filipe Rodrigues (Rabo d’pêxe) & Luís Miguel Fonseca

Chef António Loureiro (A Cozinha) & Teresa Macedo (Mercado de Braga)

A dupla vencedora do desafio Skrei foi a do Chef André Magalhães (Taberna da Rua das Flores) e Rosa Cunha (Mercado da Ribeira).

Foi ainda servido um almoço preparado por quatro restaurantes do Mercado (Tartar-ia, Asian Lab, Miguel Castro e Silva, Alexandre Silva) que fazem parte do delicioso roteiro gastronómico do SkreiFest, onde foi possível provar e comprovar a excelência do Skrei.

O Skrei já começou a chegar a Portugal e alguns dos mercados de peixe fresco já o estão a comercializar. É agora altura de se começar o festival deste peixe sazonal que é o milagre anual do inverno norueguês.

É devido a este peixe que existem habitantes ao longo da inóspita costa norueguesa. Todos os anos os pescadores esperam pela chegada do peixe. É a sua pesca que os vai manter ativos durante quatro meses, transformando aquelas águas geladas num milagre de pesca.

O Skrei tem um sabor delicado. Tem o sabor das águas frias e cristalinas do Mar da Noruega. Tem o sabor do krill e do capelim que o Skrei comeu durante a sua vida. Tem o sabor de uma boa carne branca e firme que lasca na perfeição.